Este projeto é uma modesta melhoria ao pequeno vilarejo de Huairou, apenas a duas horas de carro da corrida vida urbana de Pequim.Por um lado, a forma é um moderno complemento programático ao vilarejo através da adição de uma pequena biblioteca e espaço de leitura dentro de um cenário de uma contemplação silenciosa.
Por outro lado, queríamos usar a arquitetura para melhorar a apreciação das qualidades da paisagem natural.Então, ao invés de agregar um novo edifício ao centro da vila, optamos por esse terreno particular próximo as montanhas, a uma agradável caminhada do centro. Ao fazer isso, foi possível fornecer um ambiente de pensamentos claros ao fomentar os usuários a se esforçar para alcançar a sala de leitura.
Devido à beleza da natureza circundante, nossa intervenção é modesta em sua expressão externa. Não podíamos competir com o esplendor da natureza. O edifício mistura-se com a paisagem através de uma escolha delicada de material e da cuidadosa implantação do volume. Especialmente a escolha do material é crucial para essa fusão com as características regionais.
Depois de analisar as características do material local no vilarejo, encontramos grandes quantidades de varetas de madeira local empilhadas ao redor de cada casa. Os morados da vila reúnem estes pedaços todo o ano para abastecer seus fogões. Assim, decidimos usar este material comum de uma forma extraordinária, revestindo o edifício com texturas familiares de uma forma extremamente sensível.
O interior do edifício tem um caráter muito expressivo, embora seu interior é espacialmente diverso, devido ao uso de degraus e pequenas mudanças de nível a fim de criar distintos espaços. O interior enquadra as vistas à paisagem e age como um abrigo aconchegante. O edifício é totalmente envidraçado para garantir um espaço com luz natural durante o dia. As varetas de madeira filtram essa luz e a espalha uniformemente em todo o espaço, proporcionando um perfeito ambiente de leitura.