A originalidade da casa C1 começou no processo de projeto. É desenhada como um produto único, um ambiente contínuo, onde arquitetura, mobiliários internos e produtos tornam-se uma única experiência emocional, cuidadosamente conectados.
O projeto foi feito como um filme, com um cenário e um roteiro, considerando desde o início todos os aspectos de projeto, desde a forma do edifício até a posição das lâmpadas.
A concepção do básica de projeto definiu as diferentes missões que deveriam ser iniciadas para alcançar o objetivo, considerando projeto, construção e design.
Diferentemente do processo usual de projeto, onde é primeiramente desenhada a arquitetura, depois o interior e finalmente os objetos, aqui, tudo foi feitos simultaneamente.
O traço inicial do projeto arquitetônico, uma caixa de vidro rodeada por uma passarela galeria que conecta o piso, foi desenhado antes que o terreno fosse escolhido. Isto foi definido através do ponto de vista do usuário, com movimento e descoberta como os conceitos principais.
O projeto não é definido por paredes e pisos, mas pelo movimento do usuário no espaço, definido por uma série de cenas, por exemplo, como o usuário irá desaparecer e aparecer piso a piso e perceber o movimento contínuo. O arquiteto colaborador Tomoyuki Ustumi propôs o uso de lajes de aço de 25mm como pisos, que, com toda a estrutura, chega a apenas 60mm, o que equivale a uma linha na escala da arquitetura.
Como o passeio que rodeia a casa, o interior deveria ser projetado em 3 dimensões, visível do piso ao teto, sendo que o tampo de uma mesa seja tão visível como sua parte inferior. Um desafio difícil, através de sequências de animações tridimensionais do interior para observar o projeto de todos os ângulos possíveis.
Além disso, outro desafio de C1 foi definir uma diferente topologia para diferentes aspectos da vida, uma alternativa para a percepção usual como informações memorizadas do espaço e objetos são questionados:
1 – no exterior do edifício, um material específico como madeira ou concreto revelaria a escala deste. Sendo assim, o revestimento utilizado cria um aspecto de edifício sem escala. Da mesma maneira, materiais foram estudados para atingir um interior contínuo. Sendo assim, o revestimento das fachadas e do interior são os mesmos. Uma textura branca de melamina foi criada para atingir um efeito visual e atender especificações funcionais de tensões e limpeza.
2 – o tamanho, proporções, alturas e materiais dos móveis foram projetados para redefinir a percepção da escala, sendo que, sem usuários é difícil identificá-la. Todos os elementos que poderiam revelar a escala e funcionalidade do espaço foram redesenhados. A identidade da cozinha, usualmente revelada pelo design da torneira e exaustor foi redesenhada, sendo que a torneira tornou-se apenas uma linha metálica e o exaustor integra-se verticalmente com a parede.
Uma casa particular não é uma tela para a vida. Ela mesma define a própria vida, cada ação e movimento são definidos e controlados pela concepção do espaço e cria um equilíbrio da vida, a velocidade e o ritmo do corpo humano.