Buscou-se propiciar aos alunos a experiência de passar pela elaboração de conceitos até fabricação e montagem final em um período extremamente curto, com o uso ferramentas paramétricas de projeto, relacionado todo o processo com necessidades arquitetônicas específicas.
Houve uma série de palestras sobre o assunto e tutoriais de programas paramétricos, seguidos por uma intensa charrete (concurso de curta duração). Estiveram presentes os arquitetos e tutores Gustavo Ultrabo, Juliano Monteiro, Pedro Duschenes, Ernesto Bueno, Lucas Kodama, Thiago Mundim e o engenheiro Ricardo Dias.
Após a realização do workshop, os participantes foram convidados pelo escritório Atelier UM+D para desenvolver uma síntese dos projetos propostos. Em seguida, foram trabalhados problemas de estrutura, materiais, lógica de montagem e segurança.
A solução final deriva de uma espécie de labirinto que desperta na criança o estranhamento e a curiosidade de saber o que está por vir. Externamente a forma hexaédrica de 4m x 4m x 1,5m de altura, fabricada com madeirite, contrasta com a fluidez dos caminhos internos.
A geometria radial interna gera um grau de transparência visual que permite aos pais acompanhar seus filhos durante o trajeto através de túneis convergentes até o espaço central em forma esférica. Também possibilita uma visão única do mundo exterior filtrada pela estrutura proposta.
Em agosto de 2011 a instalação esteve disponível na Praça da Espanha, em Curitiba, para que todos pudessem observar a reação, tanto de crianças quanto adultos, ao ver algo inusitado em um lugar comum de convívio.
As crianças, sob olhar atento dos pais, puderam explorar uma nova experiência espacial e também estabelecer uma forma de brincar particular, relacionada a atividades habituais como escalar, engatinhar e se esconder, a partir do contato com o “brinquedo paramétrico”.
WORKSHOP ENTRE ESCALAS from Sergio Twardowski on Vimeo.