Devido às limitações de espaço e o progressivo envelhecimento da infraestrutura, o Kinderspital Zürich requeriu uma competição feita em duas etapas para projetar um hospital infantil no distrito de Lengg, em Zurique, Suíça. O escritório Herzog & de Meuron ganhou a competição em Maio de 2012, com uma proposta composta por uma edificação feita em madeira formada por três, providenciando um ambiente flexível e convidativo para as crianças.
O escritório usou uma geometria simples para conectar as tipologias contrastantes do Hospital Infantil com um Centro de Ensino e Pesquisa independente e composto por seis pavimentos – também será localizado no novo campus de medicina.
O Kinderspital Zürich pretende inaugurar a nova edificação em 2018.
O projeto para o Hospital Infantil mostra intencionalmente dois edifícios complementares com contrastantes tipologias, programas e desenho urbano, que ainda assim são relacionadas quanto a sua geometria. O edifício principal compreende o espaço de exame e tratamento para crianças e adolescentes, enquanto o Centro de Ensino e Pesquisa abriga ambientes para trabalho científico e meditação.
O Hospital Infantil é formado por um edifício de três pavimentos disposto ao redor de uma sequencia de pátios, de maneira introspectiva e na tentativa de fugir do estereótipo estrutural hospitalar, tornando o espaço mais receptivo para crianças. Pacientes e familiares podem se deslocar livremente entre as diferentes áreas de tratamento.
Os pátios internos se abrem intermitentemente para o exterior, permitindo que a luz penetre o edifício e reforçando a ideia de entrelace da arquitetura com a natureza.
Cada um dos três pavimentos tem uma função específica refletida no layout dos ambientes, projetados para providenciar máxima flexibilidade. Salas de exame, de tratamento e laboratórios são localizados no térreo, onde também ficam as áreas destinadas à terapia e o restaurante, enquanto as salas dos médicos são situadas no primeiro pavimento e as alas de enfermarias no último pavimento.
A madeira é o material predominante nas fachadas e nos interiores, criando uma atmosfera mais aconchegante para as crianças, para seus pais e para a equipe de trabalho do local. O uso desse material também reflete o caráter rural das redondezas do distrito.
O Centro de Ensino e Pesquisa, um edifício alto e independente, é posicionado em um lugar aberto no centro do campus, compreendendo diferentes clínicas. É obviamente um edifício público no qual tudo acontece entorno da pesquisa científica e de sua disseminação. Seis pavimentos de laboratórios de pesquisa e salas pairam sobre uma espécie de ágora composta de auditórios. Um pátio central, também circular, segue o caminho do sol.
Mesmo que as duas edificações sejam tipologicamente diferentes, elas são relacionadas arquitetonicamente. Ambas se destacam das geometrias circulares e retangulares. O círculo é usado para interferir na ordem do ângulo ortogonal e para marcar áreas específicas no edifício: pontos de orientação, subcentros, pontos de encontro, áreas de transição. O edifício circular do Centro de Pesquisa é um onto de encontro que forma um subcentro no campus do hospital, dispondo o arranjo de ambientes em ângulos retos.
Informação Complementar:
- Engenharia Estrutural: ZPF Ingenieure AG, Basel
- Paisagismo: August Künzel, Münchenstein
- Planejamento Geral: Gruner AG, Basel
- Imagens: Bloomimages, Hamburgo
- Cliente: Kinderspital Zürich – Eleonorenstiftung, Zurich
- Competição: Primeira fase ( Março - Maio 2011), Segunda Fase ( Outubro – Fevereiro 2012)