Construído entre 1886 e 1911, o Imperial Buildings é uma rica mistura de espaços de patrimônio e estruturais do centro de Auckland. O pedido do cliente procurou trazer essa mistura juntamente com um abrangente trabalho de restauração e atualização dos edifícios existentes.
A abordagem do projeto é baseada na criação de uma nova rede de circulação através das propriedades, permitindo a conexão e interação de volumes que antes eram inacessíveis. Esta estratégia é estruturada por uma nova pista para Auckland: Imperial Lane.
Esta ligação no térreo entre a recém-reformada pista de serviço de Fort Lane e da via do varejo de Queen Street é ativada pela rua dos restaurantes, servida pelos cruzamentos centrais que acompanham o nível da nova rampa.
Eixos verticais são cortados através dos pisos acima da pista, a introdução da luz no espaço e a linguagem do vidro opaco e aço complementam a alvenaria “encontrada”, armação de madeira, pedra e concreto da degradação da estrutura original.
Uma conexão vertical é feita através do meio da pista – uma escada escultural que dá acesso ao novo pátio no nível acima do solo.
Este pátio foi esculpido a partir de um serviço cheio de luz, com grandes aberturas formadas nas paredes circundantes e a adição de novas escadas de placa de aço e varandas que garantem que os espaços nos níveis superiores desfrutem de conexão e interação com este espaço central ampliado.
A rede de conexões públicas e espaços de circulação aberta possuem um senso de delegar para os cinco níveis de ambientes comerciais, escritórios, restaurantes, bares e comércio que agora ocupam os edifícios revitalizados.