Caros leitores,
Estou escrevendo este post de Veneza, Itália, onde ArchDaily Brasil instalou-se nos últimos dias e permanecerá durante mais uma semana realizando a cobertura de um dos maiores eventos da arquitetura mundial: A 13 ª Bienal de Veneza.
A Bienal de Arquitetura deste ano, foi organizada e dirigida pelo arquiteto britânico David Chipperfield, a temática geral é Common Ground.
Segundo Chipperfield: “O título “Common Ground” tem uma forte conotação do espaço entre os edifícios, os espaços da cidade. Quero projetos na Bienal que considerem seriamente o significado dos espaços feitos para edifícios: áreas públicas, sociais e políticas onde a arquitetura é parte consituinte. Eu não quero perder o objetivo da arquitetura em um pântano de especulações sociológicas, psicológicas ou artísticas, mas tratar de desenvolver uma maior compreensão das várias contribuições que a arquitetura pode fazer definindo o espaço coletivo,- common ground- da cidade.”
A lista de participantes desta versão da Bienal inclui renomados arquitetos como Peter Zumthor, Zaha Hadid, Jean Nouvel, OMA, Alejandro Aravena, Álvaro Siza, Eduardo Soto de Moura, Paulo Mendes da Rocha, Márcio Kogan (autor do Pavilhão do Brasil nesta Edição da Bienal) e Norman Foster, juntamente com outros 200 escritórios .
Durante esses dias, tivemos a oportunidade de visitar e fotografar muitos dos pavilhões nacionais e exposições individuais, e entrevistar seus curadores. Esta cobertura poderá ser vista com mais detalhes utilizando o tag Bienal de Veneza 2012 a partir de hoje. Você também pode seguir-nos em tempo real no nosso Facebook, Twitter e Instagram (@ ArchDailyBR), onde estamos constantemente atualizando as informações sobre a 13a. Edição da Bienal de Veneza.
David Basulto
Arquiteto. Fundador e coeditor executivo do ArchDaily.com.
Mais imagens abaixo: