Localizado em Ofunato, uma cidade na distinta costa de Sanriku Kaigan em Iwate, no nordeste do Japão, o Centro Cívico e Biblioteca de Ofunato é um complexo edifício cultural que consiste em um salão principal com 1100 lugares, uma biblioteca, espaços polivalentes, um ateliê, uma sala de chá, e um estúdio.
Em seu desenvolvimento, seminários regionais e trabalhos de campo foram organizados mais de 50 vezes para fazer a comunicação entre arquitetos, moradores e funcionários públicos.
Na sequência dessas oficinas, programas de cada função foram verificados, e uma biblioteca foi adicionada a pedidos dos moradores. Como representar sua forma local, também foi discutido a fim de projetar um novo espaço icônico na comunidade. Nas oficinas, os arquitetos foram obrigados a não aderir a quaisquer formas ou ideias específicas, e discernir a arquitetura, a forma de espaço, de algo ambíguo.
Através de muitos eventos, o poder em seu processo de criação da arquitetura motivou o envolvimento local no projeto. Consequentemente, já atraiu mais de 20 mil pessoas a cada mês em uma cidade de 40.000 pessoas desde que foi inaugurado.