A Exposição Brazil at Heart (Brasil no Coração), inaugurada pela presidente brasileira Dilma Rousseff, pretendia revelar ao mundo uma nação moderna, que abriga não apenas uma natureza exuberante como também uma enorme diversidade cultural.
As instalações temporárias criadoas por Naja&deOstos de 750m2, criadas para ocupar dois andares, expressam a riqueza dessa cultura heterogênea, que se manifesta através de múltiplas maneiras, buscando captar as formas ambíguas e sinuosas da brasilidade através do uso de um material sintético não convencional, feito de lâminas rígidas de papelão.
O design da exposição utiliza elementos interativos e sensoriais para mediar a experiência do usuário, privilegiando a inovação e a tecnologia como canais de comunicação. Essa tendência vem permeando o mundo dos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 que em breve ocorrerá no Brasil.
A estrutura montada no piso térreo é feita de 103 camadas de papelão, acomodando em seu interior 10 nichos destinados aos expositores, além da infraestrutura da exposição.
Na parte interna da exposição o design traça três vias de circulação independentes, que permitem autonomia entre os novos percursos criados e aqueles já existentes no edifício.O conceito elaborado pelo projeto parte da idéia de um “ponto neutro” e das possibilidades de surpresa que se apresentam para o visitante, ressaltando o contraste existente entre um traçado tipicamente inglês, que compõe o edifício, e os elementos orgânicos presentes no interior da exposição.
Tal contraste se torna ainda mais marcante ao acrescentarmos uma nova referência narrativa a esse conjunto, um observatório espacial posicionado no andar de cima, no mezanino do prédio, que abre outro ponto de vista para o expectador que ali se posicionar. Dali o visitante poderá acompanhar uma projeção em mapeamento 3D, produzida pelo grupo de arte Bijari, que se propõe a debater, de forma crítica, novas referências e formas de criação para a identidade visual brasileira.
Na entrada da exposição, em vitrine voltada para a rua, duas estruturas infláveis, com telas embutidas, representam dois corações pulsantes abstratos que acolhem os visitantes e criam uma interação dentro-fora, entre a exposição (e as exibições que ela abriga) e a rua, palco das atividades cotidianas.
Localização: Embaixada do Brasil em Londres, Reino Unido.
Duração da exposição: 5 semanas
Estrutura: piso térreo: papelão ondulado de 9mm de espessura
Vitrine: Infláveis, lycra
Data de abertura: 28/07/2012
Data de encerramento: 02/09/2012
Arquitetos: Naja & deOstos
Conselheiro Fabricante: Geometria Generative
Engenheiro estrutural: Renaissance Associates
Iluminação Designer: Studio Dekka
Brigadista: The Fire Surgery