A Casa DT é um exemplo de princípios de eficiência energética aplicados em arquitetura. E um objeto simples e compacto que integra técnicas construtivas acessíveis com soluções de projeto inteligentes e inovadoras. Os resultados de eficiência energética do projeto demonstram não só os benefícios tecnológicos e materiais, mas também a capacidade de responder racionalmente às diversas necessidades da vida do homem.
A casa foi construída em Oeiras, Portugal, no topo de uma montanha, desfrutando de visuais sobre a paisagem a seu redor. A composição da Casa DT explora o contraste entre áreas sociais no piso inferior e áreas privadas no piso superior.
Este resultado em volumes distintos é reforçado pela visibilidade de sua estrutura e pelos diferentes materiais aplicados como texturas externas.
O projeto reflete a demanda de uso racional de energia, integrando soluções de aquecimento e resfriamento passivo como uma alternativa para tecnologias mais ativas e energicamente dependentes. A iluminação natural é também priorizada para melhor servir ao piso inferior onde as funções sociais e coletivas estão localizadas. Para aprimorar o resfriamento passivo através da brisa do mar, uma piscina foi estrategicamente construída próxima à fachada – o tratamento da água da piscina não usa produtos químicos para que esta possa ser reutilizada no jardim.
A partir de um projeto arquitetônico que busca adequar soluções particulares, a Casa DT mostra que é possível integrar tecnologias contemporâneas e soluções de projeto sustentáveis – um projeto adequado como suporte para o conforto do homem. Acreditamos que o resultado é notável por sua simplicidade, senso de adequação e economia, respeitando os valores da sustentabilidade que serviu de inspiração.