As mesas Sultanas são peças de mobiliário de edição limitada, construídas em concreto e vidro, que refletem a identidade da cidade industrial de Monterrey, ao norte do México. Este design, criado por Jorge Diego Etienne, busca reinterpretar as técnicas artesanais sob o termo “arte industrial”, que, segundo o designer, descreve o tipo de trabalho que está sendo feito nas oficinas da cidade.
A forma monolítica das mesas brinca com a percepção do material e suas possibilidades, criando duas peças dinâmicas que juntas suportam uma imponente chapa de vidro. Monterrey é considerada a capital industrial do norte do país e Jorge Diego captura dois de seus emblemas- concreto e vidro- em uma peça de edição limitada.
Ainda que seja considerado um material moderno, o processo do concreto é, todavia, bastante manual e necessita do trabalho de pessoas com conhecimento adquirido por experiência. Por esta razão, o designer trabalhou com a fábrica de concreto de Iván de la Cruz.
As mesas foram criadas para a galeria ADN, que convidou a curadora Regina Pozo para trabalhar com quatro designers e apresentar peças novas e relevantes vinculadas ao contexto atual durante a recente exposição de arte contemporânea e design Zona Maco.