Tipologicamente CAP la Garriga é um edifício excepcional comnsiderando o tamanho do terreno, as condições topográficas e sua posição, na esquina de um parque. O edifício, que tem cinco andares, mas aparenta ter somente dois. Ele só é percebido a partir da Rua St. Francis, e visto desde o parque, é como um edifício de um nível com uma fachada cortina rodeando-o.
Isto é conseguido fazendo com que o edifício cresça para baixo através de um sistema pátios, de modo que 60% do programa se encontre localizado no subsolo. A geometria do complexo resultante em planta e corte é resolvido atribuindo valor cromático à planta que divide os dois níveis, como se se tratasse de um novo piso elaborado desde a Rua Sant Francesc Cesc.
É uma cobertura / terraço flutuante na cor amarelo que prolonga o tamanho da rua, que mergulha para criar os pátios; as pedras do rio que se encontram na escavação são colocadas como decoração. Na cobertura, que é a fachada visível a partir das áreas de espera, não é apenas onde os volumes são colocados, mas também as instalações, chaminés e claraboias.
Ao lado do telhado, o edifício é resolvido com materiais austeros e cores: paredes de concreto e estrutura em cinza claro e amarelo; fachadas na cor alumínio natural e malha reticular, e os acabamentos interiores em branco e amarelo.
Foram aplicadas diferentes medidas de arquitetura passiva: fachada e telhado ventilado, janelas com dupla pele (vidro de malha), construção semienterrada, controle e uso de iluminação natural através das qualidades dos materiais internos. Os sistemas da fachada do edifício são pré-fabricados com materiais originais com 60% reciclados e 100% recicláveis.