A casa está localizada num lote de esquina do bairro de C.U.B.A., na Villa de Mayo, Província de Buenos Aires. O lote já possuía uma piscina e seu perímetro muito arborizado. Foram dois os pedidos do cliente: que a sala de estar possuísse os melhores visuais do arvoredo circundante e que os dormitórios tenham certo nível de privacidade com respeito às ruas. A implantação busca, a partir do centro do terreno, visuais de 360º. Sempre esteve presente a ideia de desagregar a casa em todo o parque com o objetivo de integrá-la ao mesmo.
Três planos verticais se acomodam entre as árvores tomando todo o terreno e gerando entre eles um vazio que recebe os melhores visuais do terreno. Propomos que no primeiro andar seja desenvolvida toda a atividade social, onde os visuais são ainda melhores. Resolvemos baixar 1,30m o nível da casa não apenas para alcançar com fluidez o acesso, mas também para gerar um setor de dormitórios com um alto grau de privacidade. O terreno se prepara para receber a casa modificando sua topografia, tomando tanto o nível de acesso como a expansão dos dormitórios.
O terreno teve sua topografia modificada para resolver alguns problemas funcionais e assim gerou situações espaciais distintas e interessantes. Isto necessitou utilizar o primeiro andar para entrar na casa e o térreo para os dormitórios. A arquitetura segue uma geometria pouco ortogonal para preservar as árvores existentes gerando, com sua implantação, três pátios com características bem diferentes.
De um lado está o “pátio de acesso” que contém a entrada e permite a relação com o bairro, por outro lado há o “pátio da escada” que funciona como um lugar estanque e preparado para receber visuais da circulação da casa.
Por fim, há o “pátio grande”, que está em contato com o pulmão da residência e funciona como um lugar muito dinâmico e protegido da rua. Contém, entre outras coisas, a piscina, a churrasqueira e a expansão dos dormitórios. Foi possível criar grandes panos de vidro nos pátios pois ali estão árvores que possuem folhas caducas que deixam entrar sol no inverno e protege dele no verão.
Arquitetos: Maletti Zanel Maletti arquitectos
Arquitetos Encarregados: Alberto J. Maletti, Fernando Zanel, Lucas Maletti, Rodrigo Arenaza
Informação Complementar:
Coordenador de Obra: José Trillo
Localização: Villa de Mayo, Província de Buenos Aires.
Ano do Projeto: 2003
Área do Projeto: 185.0 m²
Fotografias: Cortesia de MZM Arquitectos