Algumas semanas atrás, o Dr. Ing. h. c. F. Porsche AG comemorou a abertura do seu Pavilhão Porsche na Autostadt em Wolfsburg, na presença de 200 convidados de honra. Pela primeira vez desde a sua abertura em 2000, o parque temático recebe outra estrutura edificada na forma do novo Pavilhão Porsche, que expressa a importância da marca dentro do grupo da família Volkswagen.
“O edifício é único e sua construção é extraordinária. Este pavilhão tem também uma dimensão simbólica e histórica, uma vez que aponta para as raízes comuns através da qual a Porsche e a Volkswagen foram conectadas desde o início e continuarão a ser conectadas também no futuro”, diz Matthias Müller, Diretor geral da Porsche AG. “Como plataforma de comunicação e destino líder mundial de automóveis para a Volkswagen, nós fornecemos inspiração às nossas marcas, valores e filosofia para os nossos convidados. Com o Pavilhão Porsche começamos um novo capítulo na história do Autostadt”, acrescenta Otto F. Wachs, diretor da Autostadt.
O edifício de forma orgânica está sentado - espelhado em relação ao local do Pavilhão da Volkswagen – no eixo central do parque temático e oferece 400 m² de espaço para exposições e apresentações. Sua silhueta característica vai se tornar um ícone distintivo em meio à paisagem da lagoa da Autostadt.
Linhas curvas e dobras emocionantes fazem do Pavilhão uma escultura dinâmica ainda que reduzida, com suas características derivadas da imagem da marca Porsche. Como projetado por HENN, a estrutura capta o fluxo dinâmico de dirigir com a pele sem emendas do edifício. Suas linhas pegam velocidade e desaceleram apenas para mergulhar a frente em grandes curvas com constante mudança de raios. Um revestimento com acabamento fosco de aço inoxidável forma o envelope rente desta estrutura vibrante, criando a impressão de uma unidade homogênea, criando ao mesmo tempo uma aparência em constante mudança em função da luz e das condições meteorológicas.
Na entrada, a cantilever do pavilhão fica 25 metros sobre a superfície da água da lagoa em frente. Abaixo do cantilever da grande cobertura assimétrica, um espaço protegido externo se abre. Este espaço está visualmente conectado à paisagem circundante, mas forma sua própria caixa acústica, proporcionando assentos para algumas centenas de convidados.
Arquitetura e paisagem, interior e exterior, bem como cobertura e fachada são reunidos por HENN em seu conceito de arquitetura de um fluxo contínuo, coerente. A área externa ao redor do pavilhão foi projetada pelos arquitetos paisagistas WES e integrado ao conceito geral do parque temático. Assim é como a nova piazzetta cria uma conexão entre o Pavilhão Porsche e o Pavilhão adjacente de Veículos Comerciais Volkswagen, por meio de recursos de água e árvores. Ao caminhar ao redor do escultural Pavilhão Porsche, destaques adicionais do Autostadt podem ser descobertos .
Similar à tecnologia de construção monocoque utilizado para estruturas leves na indústria automotiva e aeroespacial, o envelope do edifício forma um invólucro espacial, enquanto que ao mesmo tempo atua como estrutura suporte de carga. Um total de 620 folhas de revestimento de aço inoxidável com nervuras soldadas foi pré-fabricado em um estaleiro em Stralsund e montados no local.
Dentro do pavilhão um espaço concentrado se abre, permitindo aos visitantes experimentar o carro esportivo da marca Porsche e sua história, mas, deixando de lado os limites convencionais e restrições para a percepção. A rampa curvada elipticamente abraça o princípio dinâmico da arquitetura e leva o visitante para as áreas mais baixas do palco de exposições. A exposição e o conceito de encenação criado por hg merz architekten museumsgestalter e jangled nerves combina evolução, engenharia e a fascinação da Porsche em uma imagem impressionante de tradição orientada para o futuro. O Porsche Original – o 356, No.1 construído em 1948 – é o ponto de partida para um enxame de 25 modelos de veículos de cor prata na escala de 1:3, em exibição na área de exposição principal.
Tradição e inovação, performance e praticidade do dia-a-dia, design e funcionalidade, exclusividade e aceitação social: Estes quatro termos antagônicos caracterizam os valores da Porsche e sua filosofia. Eles são também escolhidos como temas em curtas-metragens. Um filme sobre a história da empresa, sólidas histórias sobre modelos selecionados da Porsche, bem como tablets com mais informações sobre os veículos expostos tornam a experiência desta visita perfeita.