Esta casa está localizada em uma extensa área residencial da década de 60, aos arredores de Sassuolo, o coração da cerâmica Modena.
Locada em meio a outras casas isoladas, é rodeada por pequenos jardins num terreno antes ocupado por uma casa isolada, agora demolida.
O projeto busca o uso de elementos pré-fabricados de madeira para os pisos acima do solo que são sustentados por uma estrutura de concreto enterrada.
O isolamento térmico e o controle de umidade tiveram um longo caminho para a obtenção de certificação energética classe A. Através dos elementos pré-fabricados de madeira, alcançamos vantagens como a de segurança no local da montagem da casa, o que reduz o tempo de trabalho global consideravelmente.
Toda a arquitetura é um jogo de oposições: um grande volume aparentemente monolítico cujos lados mais isolados possuem luzes de diferentes tamanhos de vidro que oferecem vislumbres de interiores profundos e com vistas para o exterior.
A parede ventilada é revestida com placas extrafinas de cerâmicas. De uma cor cinza-escuro que insinua a materialidade e a elegância do volume.
As janelas e batentes de portas são em bronze polido. Os painéis de cerâmica laminada cobrem ambas as paredes e o telhado, o último também possui um filme fotovoltaico. O programa tenta ser um exemplo de como tecnologia e sustentabilidade podem ser felizes combinados com uma arquitetura de qualidade e estilo de vida. No lado norte, a casa com uma frente compacta, possui a área de estacionamento ao nível do solo.
Para o leste, os terraços possuem piso de madeira com parapeitos de vidro para mediar e estender a luz do dia que adentra ao interior. Ao longo da luz zenital, natural e artificial, é o fator que definiu o design de interiores. Uma faixa de iluminação LED foi fixada acima das janelas para criar um hiato entre o interior e o exterior.
Arquitetos: Enrico Iascone Architetti
Equipe de Projeto: Carlotta Menarini, Camilla Belletti, Alberto Vitali, Anna Grassigli, Silvia Labanti
Arquiteto Responsável: Enrico Iascone
Informação Complementar:
Engenheiros Estruturais: Luca Turrini
Localização: Bologna, Itália
Ano: 2009
Fotografias: Cortesia de Enrico Iascone Architetti
Área do Projeto: 100 m²