Loja Take-Away / 71 Arquitectos

© João Morgado

Perto do Jardim do Bonfim localmente conhecido, em Setúbal, encontramos, no nível da rua, uma pequena loja de churrasco e comida para fora. Fundada em março de 1994 e depois de vários anos em funcionamento, tinha sofrido pequenas obras de conservação e melhorias. 2011 foi o ano em que os proprietários decidiram mudar a imagem da loja já desgastada pelos anos de funcionamento.

© João Morgado

Sendo uma loja com áreas muito reduzidas e com pouco armazenamento, o espaço albergava uma cozinha, uma zona grelhadas, instalações sanitárias funcionários, área de serviço público, sala de espera e instalações sanitárias públicas, tudo no mesmo espaço.

© João Morgado

Na nossa primeira abordagem tentamos otimizar e organizar as várias áreas de trabalho numa tentativa de aumentar a área de produção, mas a complexidade da infra-estrutura, incluindo eletricidade, gás e água, fez uma tarefa impossível. Qualquer mudança no layout significava mudar uma ou mais infra-estruturas. Propusemos ao cliente a fazer uma renovação completa do espaço, usando os equipamentos existente para ao mínimo os redução de custos.

© João Morgado

A planta da loja forma um retângulo de 6,30 por 6,90 metros. Dividimos a largura da loja em 3 partes iguais, criando três setores, área de trabalho e preparação de alimentos, área de serviço e sala de espera.

Planta

Na parte de trás da loja ficou localizada a zona de cozinha, à esquerda uma divisória separa o grelhador/churrasqueira da restante área de cozinha, em frente ao grelhador existe um balcão de apoio, desenhámos também um armário superior permitindo mais arrumos e reforçando a divisão entre a área de cozinha e serviço.

© João Morgado

A área de serviço comporta uma zona de exposição de produto e os equipamentos de restauração, redesenhado em parceria com uma equipa especializada, garantindo a integração perfeita com a nova imagem e organização da loja.

© João Morgado
Corteinteri

Escolhemos dois materiais de alta resistência mecânica, epóxi terrazzo para pavimentos e composito de quartzo para revestimentos de paredes, bancadas e para revestimento de equipamentos de restauração. Na área da cozinha a paredes foram revestida a chapa de aço inoxidável, garantindo maior facilidade de manutenção e assepsia

© João Morgado

As caixilharias das janelas exteriores foram alteradas para permitir a entrada de uma grande quantidade de ar,  possibilitando compensar a insuflação e a extração de ar na zona do grelhador e ao mesmo tempo  permite o arrefecimento da loja mesmo após o fecho ao público sem risco de segurança.

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos: 71 Arquitectos
  • Ano: 2011
  • Endereço: Av. Prof. Alexandre Herculano 82 Setúbal Portugal
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Av. Prof. Alexandre Herculano 82, Setúbal, Portugal
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. coordenação: Emanuel Romão
  2. colaboração: Paula Lemos Romão; Arnaud De LaNeve
  3. instalações técnicas: Eng º Rui Frazão
  4. construtor: Um Lda renovadora, Construções
  5. equipamentos de restauração: Frimarques, lda
  1. cliente: Frango Vaidoso, lda

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Loja Take-Away / 71 Arquitectos" 09 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-69770/loja-take-away-71-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.