Este projeto consiste na remodelação de um albergue da juventude existente e busca solucionar a individualidade dos espaços, alcançada mediante a reorganização inteligente do volume atual que resulta em diferentes tipos de dormitórios.
Além disso, é o edifício é reabilitado sustentavelmente, reduzindo seu consumo energético através da calefação pelo piso radiante, a instalação de um sistema de calefação de Pellets de Biomassa e o uso de materiais e mão de obra local.
Os arquitetos do LAVA dizem que o êxito destas tipologias de hotéis em zonas urbanas são baseados em gerar um conceito simples, mas bem definido, combinado com elementos e materiais de qualidade, além do mobiliário que estimula a atividade, a interação coletiva e um sentido de comunidade.
Desta maneira são construídos espaços flexíveis, mas muito reconhecíveis. Sua comodidade é atingida através da facilidade de movimento dentro de cada dormitório complementada com amplos móveis de armazenamento de equipamentos e serviços.
As zonas integradas vinculam o interior do edifício com o exterior – as conexões com a paisagem circundante são proporcionadas através de “jardins” panorâmicos, que estão na fachada e atuam como bancos, mesas ou plataformas de observação.
Arquitetos: LAVA
Localização: Berchtesgaden, Alemanha
Ano: 2011
Fotografias: Cortesia de LAVA
Área do Projeto: 140 m²
Cliente: Deutsches Jugendherbergswerk, Landesverband Bayern e.V., München