O presente projeto consiste na construção arquitetônica de uma Unidade de Assistência Médica de Média a Longa estadia e Convalescência. Foi implementado no edifício existente, a sede da “Standard Eléctrica” (Electric Factory), localizado na Aldeia de Juso (Portugal).
Uma das principais preocupações deste projeto foi a manutenção das características volumétricas e, portanto, a intervenção escolhida revela principalmente nos espaços interiores, nos acabamentos exteriores novos e na integração de todos os requisitos essenciais para a boa funcionalidade de uma Unidade de Assistência Médica .
O edifício é composto de cinco andares acima do solo e um subterrâneo e tem uma capacidade para 73 leitos. Uma vez que é sobre a regeneração de um edifício já existente, a necessidade foi a criação de uma imagem moderna e sóbria. Portanto, o investimento se concentrou no estudo de soluções construtivas que garantiriam isolamento térmico em fachadas, janelas / portas e telhados. Estes sistemas devem contribuir de forma decisiva para a resistência, durabilidade, higiene e fácil manutenção de todo o complexo. A nova imagem do Edifício resulta da interpretação de vários elementos formais de construção do existente versus a visada funcionalidade do programa versus as diversas legislações em matéria de especialidades.
O resultado é verificado na redução de janelas, criando aberturas suficientes para iluminar cada compartimento e que permitiram a criação de fachadas, que foram ritmicamente marcadas por ‘rasgos’. Este jogo oferece um visual harmonioso e contemporâneo ao edifício. Todas as entradas têm recursos avançados, quer a nível visual ou em um nível funcional.
Por exemplo, o pico que está associado à entrada principal não apenas enfatiza isso, mas também protege os usuários de condições climáticas exteriores. A mesma ideia é realmente aplicada à entrada dos pacientes, já que são as áreas exteriores mais frequentadas. Além disso, o uso de uma pérgola metálica bem na saída da casa mortuária a esconde das áreas mais próximas circundantes.
Isto quer dizer que todos os materiais foram aplicados com o objetivo de realçar cada forma e volume do edifício, tornando a leitura geral clara e simples.