O arquiteto Óscar Gonzáles Moix enfrentou o desafio de criar a imagem para o novo restaurante Pescados Capitales, localizado no distrito de San Borja, ao sul de Lima. “Podíamos pecar, mas sem perder o calor (o aconchego) que caracteriza o local original”, aponta o arquiteto.
O terreno se encontra limitado por empenas vizinhas muito altas, assim o espaço deveria estar contido com altos muros de concreto. Para isso, usaram-se como referência os muros do templo de Ollantaytambo, povoado inca localizado ao sul do Perú, que representa um típico exemplo do excelente planejamento urbano dos incas.
Uma trama de grandes vigas de concreto entre estes muros compõem um espaço bucólico no primeiro nível, onde se localiza o primeiro salão, em cima do qual se apoia sutilmente uma caixa envidraçada recoberta com uma pele de aço corten que contém o segundo salão.
Já na entrada a partir da rua se percebe uma sensação distinta ao percorrer o acesso, atravessado por estas grandes vigas em diagonal, que nos dirigem a um pátio de espera que possui uma qualidade particular. A escolha de materiais nobres e contemporâneos gera um espaço e um ambiente muito acolhedor, fluido, criando sensações agradáveis para os “pecadores”.
Ao fundo do lote se localiza toda a zona de serviços, cozinha, banheiros, escritórios, câmaras frigoríficas e despensa, culminando no último nível com a pequena escola de rapazes.
- Construtora: SOLIDA S.A. (Eng. Ciro Contreras – Arq. Benjamin Zambrano)