Durante treze dias, 19 equipes de universitários de todo o mundo deverão construir habitações solares e sustentáveis. De todas elas, será eleita uma como ganhadora no concurso internacional Solar Decathlon Europe.
Trata-se de um concurso internacional que fomenta a investigação no desenvolvimento de habitações eficientes; seu objetivo é o projeto e construção de residências que consumam a menor quantidade de recursos naturais, assim como reduzir o uso de energias não renováveis e a produção de resíduos.
Esta edição se iniciou ontem na Casa de Campo de Madrid e participam universitários da Espanha, Alemanha, Brasil, China, Dinamarca, Egito, França, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal e Romênia. Os concorrentes deverão construir e provar o funcionamento correto de suas habitações, além de cumprir com os padrões de segurança e saúde antes de serem abertas ao público.
Este ano, a Villa Solar terá uma extensão de 38350 metros quadrados e estará aberta aos visitantes de forma gratuita de 14 a 30 de setembro. Os participantes poderão visitar as diversas casas, além de participar de outros tipos de atividades focadas na educação e bom uso das energias.
SPOT SOLAR DECATHLON EUROPE – EXTENDED from SD Europe on Vimeo.
Por El Mundo.