Pierre Vives é a unificação de três instituições – arquivo, biblioteca e departamento de esportes – em apenas um edifício. Estas três partes diferentes se combinam para criar um edifício com uma única identidade perceptível de longe, que se evidencia ao se aproximar dele.
O edifício foi desenvolvido utilizando-se uma lógica funcional e econômica: o desenho resulta da ideia de um grande tronco disposto na horizontal. O arquivo se encontra na base sólida do tronco, seguido pela biblioteca ligeiramente mais porosa e pela área de esportes e seus escritórios, mais abertos e iluminados na extremidade onde o troco se bifurca e se torna muito mais leve.
As ramificações verticais do tronco principal articulam os acessos.
Esta divisão longitudinal dos espaços e seus serviços se mantém ao longo de todo o edifício. Sua fachada voltada para a rua contem todas as funções públicas de cada uma das instituições, unidas por um átrio linear com um espaço de exposições ao centro. Acima deste nível de conexão, as três instituições se mantêm separadas, cada uma com seu próprio núcleo de circulação vertical.
Ao se chegar à entrada principal, os visitantes são dirigidos do átrio para os espaços educativos dos arquivos acima do nível térreo, através de elevadores e escadas rolantes. Esta artéria se articula ao longo das fachadas como uma faixa de vidro em baixo relevo, com as salas de leitura dos arquivos e da biblioteca imediatamente acessíveis.
O coração do edifício é composto pelas instalações públicas compartilhadas entre as três instituições: as salas de auditório e reuniões. Estes importantes espaços públicos conformam o volume principal central do grande dossel em balanço sobre a entrada.