O projeto da residência partiu de uma básica premissa: máximo aproveitamento do terreno para um enorme programa de usos. Assim, a estratégia foi localizar programas específicos e circulações verticais de maneira que os demais recintos gozassem de extrema flexibilidade e amplitude visual, tirando partido da estrutura e volumetria.
O numero mínimo de elementos necessários para recintar um espaço é 3. Uma dialética de interdependência entre home, cozinha e escada é estabelecida nessa residência e demarca um território, o que se pode ver ilustrado no croqui ao lado.
A espacialidade interior gerada em cima da laje plana e lisa do piso de convívio, na verdade, é o que sobrou depois de ocupá-la com especifico programa traduzido em três pequenas “caixas matéricas”.
A estratégica e acertada localização de um núcleo servidor dentro de um espaço homogêneo, o transforma em axial e subdividido, pois linhas virtuais são traçadas e o que é servidor passa não apenas a servir, como o próprio nome já sugere, mas também a referenciar.
uma sombra
O serviço, vizinho à garagem, está implantado um metro abaixo do nível da rua. Em cima dele, pousa o container com as demais funções da casa. Uma sombra os separa.
A sombra pelo exterior significa luz pelo interior. Esse intervalo permite a iluminação e ventilação dos ambientes inferiores e confere uma extrema leveza visual ao maciço volume superior.
Academicismo levado ao extremo, a estrutura cumpre papel essencial na concepção e faz com que a leitura do projeto seja imediata e inteligível. Acessos que vencem esse desnível em altura foram distribuídos como elementos independentes a geometria pré-estabelecida para a casa.
container sobre barras
Um bruto container estereotómico pousa sobre duas barras tectônicas de maneira a destacar-se em acesso e usos de seu entorno imediato. O volume prismático contém o programa da residência em dois pavimentos e mais um teto jardim.
Suas aberturas são extremamente flexíveis nas fachadas frontal e posterior, ao passo que bastante rarefeitas e pontuais nas fachadas laterais. Isso é resultado do entorno imediato já que a comum prática dos vizinhos é implantar suas casas na divisa. Por isso, o programa da casa está todo nos perímetros laterais propiciando uma maior flexibilidade interior espacial e comunicação visual em altura.
Essa transição proporcionada pelas duas vigas metálicas permite que o pavimento da garagem se espalhe até os limites mais perimetrais do terreno. Ocupação máxima sem prejudicar a ventilação e iluminação garantida exatamente por esse intervalo.
lamina servidora
Conectando a casa de cima abaixo, a parede direita à escada interior da casa oferece barriletes verticais para toda a troca de fluidos entre os quatro níveis de altura, ao mesmo tempo em que oferece espaço físico para um acontecimento distinto em cada um deles.
No pavimento da garagem, superior e terraço, mobiliários cumprem o papel de ateliê, escritório e apoio respectivamente, ao passo que no térreo um grande aquário transforma esse intervalo entre casa e escada em um prisma, que acaba por agregar uma terceira função a essa importante lâmina.
planos perfurados
A residência foi concebida através de uma sucessão de lajes horizontais livres com supressões onde o projeto requereu. Nesses planos de 8×11 metros, as perfurações acontecem em lugares estratégicos permitindo a circulação vertical e a entrada de luz zenital.
A luz natural adentra pela clara-bóia junto ao volume da caixa d’água, passa pelo pavimento superior e chega ao social. Uma dupla conexão acontece nesse ponto de maneira a permitir ao morador estar em contato, ao mesmo tempo, com a linha do horizonte e com o céu.
Teto jardim
Além de belvedere para a cidade (croqui acima), o teto jardim contribui com a sustentabilidade da residência pois auxilia no resfriamento da área imediatamente abaixo mais carente de proteção térmica, os dormitórios.
Elementos escultóricos emergem dessa plataforma de observação da cidade perturbando a ordem. A curva suave e maciça que abriga o depósito de água e o triângulo pontiagudo que cobre a escada de acesso contrastam em diversos valores como cromatismo e formalidade.
Flavio Castro Arquitetos
Informação Complementar:
- Eletrica e hidraulica
- Lozano engenharia
- Estrutura
- Lozano engenharia
- Gerenciamento de obra
- Flavio Castro
- Jose Claudio Magalhaes
- Ferro
- Gerdau - Gerdau Açominas S/A
- Concreto
- Concremix - Concremix
- Laje maciça
- construído in loco
- Hidraulica
- Tigre/Amanco - FF Guarulhos Inds. Ltda
- Elétrica
- Pial, Tigre, etc.- Audioluz Eletro Comercial Ltda.
- Esquadrias
- Vidros - Blindex Jacqsa Coml. Distrib.Vidros Temp.
- Aluminio - Alcoa Esquadralum Ind. e Com. Esquadrias Ltda.
- Metais e Louças
- Deca - C & C Casa e Construção Ltda.
- Escadas externas, vigas metálicas e guarda-corpos
- Metaaços - Grapa Com. Ferr. Ltda.
- Pisos/Azulejos
- Portobello,Elizabeth, Porto Ferreira, Eliane, Lanzi - C & C Casa e Construção Ltda.
- Pastilhas de Vidro
- Kolorines - Kolorines Coml. Imp. e Exp. Ltda.
- Lareira/Forno/Churrasqueira
- Largrill - Largrill Serralheria Artística Ltda.-ME
- Ar condicionado
- Fujitsu - STR
- Aquecimento solar
- Transsen - Transsen Aquecedores LTDA
- Impermeabilização
- Systemflex - Systemflex