A propriedade está localizada em uma encosta orientada ao sul do Vale de Morna, no centro da ilha de Ibiza. Esta é a residência principal de uma propriedade onde estão localizados uma série de pequenos anexos residenciais.
O lote se encontrava com terraços de antigo uso agrário, contidos por muros de pedra local e marcados pela vegetação mediterrânea onde os pinheiros se erguem como o elemento dominante. A habitação foi colocada no maior terraço existente.
Depois de gerar uma malha de 3,6 m em planta e corte, a residência pode ser lida como uma justaposição de cubículos e pátios com espaços exteriores paisagísticos e espaços com pórticos, em uma clara reinterpretação da tipologia de antigas fazendas.
A caiação da fachada é feita com os métodos tradicionais da ilha. Paredes de blocos de concreto, revestimento cerâmico, piso de pedra local e pedra calcária no exterior resolvem os elementos construtivos principais. Todo o mobiliário, luminárias e paisagismo é obra dos arquitetos.
Enquanto que o pórtico de dupla altura se estende às áreas de estar – sala de jantar domina a composição, os elementos mais baixos alojam os dormitórios – todos eles, quarto, pátio e chuveiro externo individual – desfrutando de ventilação cruzada que dispensa o uso de ar condicionado.
A água é coletada nas coberturas planas e converge para um tanque central para reutilização.
As novas paredes da urbanização são construídas com pedra calcária local e utilizando os métodos tradicionais. Os terraços são ajardinados com plantas aromáticas e oliveiras.
Informação Complementar:
- Construtora: Construcciones Collado Ballesteros, SL