O John Hancock Center foi projetado por Bruce Graham (arquiteto colombiano) e o engenheiro estrutural Fazlur Khan, da Skidmore, Owings & Merri. Foi a primeira torre de uso misto, com restaurantes, escritórios e residências. Devido aos fortes ventos de Chicago, a necessidade de uma estrutura segura foi um dos pontos principais do projeto, para reduzir ao mínimo o movimento nos dias de muito vento.
A estrutura consiste em um sistema tubular metálico negro que fortalece o edifício contra ventos e terremotos. As diagonais cruzadas de travamento e reforço contra o movimento horizontal são exteriores às fachadas, deixando os espaços interiores livres de interrupções.
A forma prismática em tronco de pirâmide também atua de modo a reduzir os movimentos produzidos pelos ventos e terremotos. Juntamente com as diagonais estruturais formam os traços característicos da obra.
Os visitantes são recebidos no nível do solo por uma praça elíptica, que recebe degraus até a entrada dos restaurantes e também sua própria cascada de 4 metros. No penúltimo andar encontra-se o restaurante “Skywalk”, e um pavimento acima está o observatório-mirante.
Ao centro do edifício está a piscina interior em maior altura dos Estados Unidos.