Esta pequena casa está localizada num terreno longo e estreito em Tóquio, capital do Japão.
Colocamos dois sulcos em forma de V, um no eixo norte-leste e outro no sul-oeste, conformando um ponto-limite simétrico, e todas as janelas são definidas nestas ranhuras que correm verticalmente para cada lado da casa.
Os sulcos criam dois pequenos pátios triangulares no térreo e trazem luz e ar para as áreas mais profundas da casa.
Como esta casa possui andares intermediários, dois do lado da estrada e três andares no lado oposto, todos os quartos estão conectados, mas obstruído em partes pelos sulcos. Este “cinto” da casa cria mais profundidade no espaço.
Além disso, as janelas com sete metros de altura promovem a circulação do ar através do efeito chaminé durante o calor no verão e no escape do interior no eixo da parede que é usado para a circulação de calor no inverno.
Concebemos este espaço, não só como uma casa, mas também como uma janela tridimensional, uma escada, um dispositivo de ventilação e o volume que proporciona várias atividades.
Cita: Victor Delaqua. "Casa Window W / Alphaville Architects" 01 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-73071/casa-window-w-alphaville-architects> ISSN 0719-8906