O escritório norueguês de arquitetura Snøhetta acaba de ser anunciado como o vencedor do concurso Ordrupgaard para o projeto de uma extensão subterrânea do museu existente na Dinamarca.
Além do espaço da galeria necessário para abrigar a expansão da coleção francesa de Ordrupgaard, a proposta de Snøhetta cria uma nova solução para a paisagem e para a integração do edifício. Através da adaptação das construções presentes e de elementos adicionais na paisagem, a proposta mantém a entrada existente para o edifício, projetado por Zaha Hadid e cria uma nova rota de circulação por meio da qual os visitantes podem fluir confortavelmente conforme visitam as diferentes alas de exposição. O edifício de Zaha Hadid foi originalmente concebido como um fluxo contínuo de espaços entre a construção, as galerias e os jardins, sendo que o novo projeto de Snøhetta se instalará sobre esta base.
“A solução possui uma gentileza dominante que contrasta o desafio complicado que a situação implica,” explicam os arquitetos. O júri selecionou de forma unânime a proposta do escritório norueguês – Himmelhagen.