O vencedor do Concurso Sede do Campo Olímpico de Golfe foi anunciado na manhã desta segunda-feira (1° de outubro de 2012) na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro (IAB-RJ), pelo Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
O projeto vencedor é de autoria dos arquitetos Pedro Évora e Pedro Rivera e dos colaboradores: Carina Batista, José de Latorre, Thiago Tarsitano, Romulo Milanese e Mariana Vilallonga.
O segundo colocado foi o projeto de João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro e dos co-autores Emerson Vidigal, Eron Costin e Fábio Henrique Faria.
O terceiro lugar foi da equipe de Luiz Adriano Trindade de Almeida, Anna Carolina Bueno Cardoso, Guillaume Philippe Sibaud, Gregory Arnaud Franck Bousquet e Olivier Jacques Antoine Raffaelli.
Menções Honrosas:
1) Projeto de autoria de Caio Calafate, co-autores: Gregorio Rosenbusch, Juliana Sicuro, Pedro Varella e Vitor Garcez e colaborador: Miguel Nobrega.
2) Projeto de autoria de Carla Juaçaba e colaborador Arthur Naressi.
3) O projeto é de autoria de Marina Milan Acayaba, co-autoria de Juan Pablo Rosenberg e conta com os colaboradores José Andrade Rocha e como consultor João Fausto Maule.
4) Outro projeto que recebeu menção honrosa é de autoria de Matias Revello Vazquez e com a colaboração de Raquel Redaelli, Emanuella De Toni e Gicele Nascimento e consultoria de Carina Nath,Mauricio Caberlon e André Lioncio.
O concurso contou com 57 projetos ao todo, os quais foram avaliados por um júri composto pelos arquitetos Gustavo Nascimento e Michael Johnson (americano especialista em projetos de campos de golfe), como representantes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Rio 2016), e três arquitetos do Corpo de Jurados do IAB-RJ, Nivaldo Vieira de Andrade Junior, Eduardo Horta e o Fernando Alencar.
O campo, que abrigará as competições da modalidade que volta aos jogos olímpicos após um hiato de 112 anos – integrou apenas as olimpíadas de Paris (1900) e Saint Louis (1904) – será construído integrado ao Parque Municipal Ecológico de Marapendi, na Barra da Tijuca. Um dos legados dos jogos, o Campo Olímpico de Golfe será público e terá como proposta popularizar o esporte e formar futuras equipes olímpicas.
Fonte: IAB-RJ