A Associação Japonesa de Arte nomeou o arquiteto dinamarquês Henning Larsen como o vencedor do Praemium Imperiale de arquitetura.
Criado em 1988 para comemorar o 100º aniversário da Associação Japonesa de Arte e para homenagear o falecido Príncipe Takamatsu, as premiações Praemium Imperiale prestigiam as notáveis realizações em categorias artísticas que não são reconhecidas pelo Prêmio Nobel: arquitetura, pintura, escultura, música e teatro/cinema.
A premiação Praemium Imperiale consagrou:
Pintura: Cai Guo-Qiang (China)
Arquitetura: Henning Larsen (Dinamarca)
Escultura: Cecco Bonanotte (Itália)
Música: Philip Glass (Estados Unidos)
Teatro/Cinema: Yoko Morishita (Japão)
Em relação aos pontos considerados de Henning Larsen, o comitê da premiação declarou: “A luz parece entrar através da cobertura e das janelas, refletindo sobre os pisos e as paredes, preenchendo o espaço de forma sublime – estes efeitos de luz minimamente calculados são umas das maiores características da arquitetura de Henning Larsen.”
Cada premiado recebe um honorário de 15 milhões de yens e um diploma e uma medalha serão entregues pelo patrono da Associação Japonesa de Arte, o Príncipe Hitachi, em uma celebração que acontecerá em 23 de Outubro de 2012.
Em 2011, o prêmio na categoria arquitetura consagrou o arquiteto mexicano Ricardo Legorreta do escritório LEGORRETA + LEGORRETA. Além disso, a Bolsa para Jovens Artistas em 2012 premiou The Sphinx Organization (Detroit, Estados Unidos).
Veja aqui mais projetos de Henning Larsen no ArchDaily Brasil.