Centro Paroquial St. Josef / Frei + Saarinen Architekten

© Nicolaj Bechtel & Stefan Wülser / lobby

Frei + Saarinen Architekten compartilhou conosco seu projeto de conversão de um Centro Paroquial em Zurique e implantação de um novo hall de entrada de uma atmosfera única criada pelo contraste entre a tendência de geométrias facetadas e um detalhamento antigo.

Planta pavimento 01

A geometria do novo saguão é a consequência do alongamento do espaço antes fechado em direção às fachadas, respeitando a estrutura existente. A iluminação zenital, além de acentuar a entrada do hall, também desacelera o caráter dinâmico do saguão. Além disso, um novo apartamento para o padre foi projetado no nível superior.

© Nicolaj Bechtel & Stefan Wülser / lobby

Uma vez que uma parte do maior terraço foi coberta por uma extensão do telhado, uma porção da cobertura tornou-se uma parede interior inclinada. Deste modo um novo ambiente pentagonal, com quatro paredes inclinadas, foi criado – a nova sala de estar inclinada do padre. Apenas dois novos elementos são vistos por fora: a nova entrada completamente envidraçada do hall (o vidro foi produzido sob medida e pesa 1,5 toneladas) e a nova mansarda que estende a sala de estar do padre até o terraço e que pode ser parcialmente coberta por uma marquise James Bond.

© Nicolaj Bechtel & Stefan Wülser / lobby

Por que uma nova entrada completamente envidraçada? A nova entrada transforma o antigo saguão introvertido em um espaço convidativo para todos. A nova entrada ilumina o saguão e, por ser construída de forma tão abstrata quanto possível, ela não é uma fachada espremida entre dois edifícios antigos, mas apenas um plano que se conecta de forma precisa com os edifícios existentes.

© Nicolaj Bechtel & Stefan Wülser / lobby

Por que tal saguão em um edifício antigo? A Casa Paroquial data de 1904 e foi alterada diversas vezes. Na realidade, não há nenhum traço original a ser reconstruído. A ausência de substância histórica (em se tratando da forma e das superfícies do hall) dá a liberdade de se inventar algo novo. A idéia principal é fazer o novo hall o mais generoso possível. Uma das intervenções é um novo forro contínuo facetado que conecta os dois níveis do saguão (os dois níveis sempre existiram, porém a escada é nova).

© Nicolaj Bechtel & Stefan Wülser

Por que este tipo de tratamento nas superfícies do hall? O revestimento de madeira e os detalhes deixam o hall menos contemporâneo e cria uma atmosfera de casa. O contraste entre materiais tradicionais e forma contemporânea é importante. As superfícies listradas tornam as paredes mais ricas e criam uma aparência “séria” para o espaço. Pensamos que uma Casa Paroquial não deveria ser muito “descontraída”, mas sim “séria”.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Architetos: Frei + Saarinen Architekten
  2. Equipe de Projeto: Barbara Frei, Martin Saarinen; Nicolaj Bechtel, Stefan Wülser, Corina Trunz, David Winzeler, Bastien Turpin
  3. Cliente: Roman-Catholic Church Zurich
  4. Fotógrafo: Hannes Henz & Frei + Saarinen Architekten
  1. Finalização: 2010

Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Centro Paroquial St. Josef / Frei + Saarinen Architekten" 04 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-73905/centro-paroquial-st-josef-frei-mais-saarinen-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.