O Centro Cultural de Southend Pier de White Arkitekter e Sprunt foi finalizado. O equipamento está localizado na cabeceira de Southend Pier, o maior cais de lazer do mundo.
A forma geométrica e a harmônica paleta de materiais do edifício celebra a topografia do lugar, açoitado pelo vento que o integra na paisagem cênica. A forma dinâmica da cobertura, que mede até 9 metros desde o nível do piso, conta com um grande espaço multiuso para eventos com fachadas de vidro. Orientada ao sul, a fachada de entrada é disposta atrás e abaixo do teto, formando uma entrada protegida e uma cafeteria com terraço onde é possível desfrutar as vistas.
O centro conta com paredes inclinadas e uma cobertura torcida na forma de paraboloide hiperbólico desenhado em colaboração com os engenheiros estruturais Price & Myers. Devido às difíceis condições do lugar, a empreiteira fabricou um edifício fora do local, em Tibury Docks, e levou em seu lugar na forma de apenas uma peça. Materiais duradouros foram especificados em todas as partes do projeto para alcançar uma vida útil maior.
Durante o dia, o revestimento de vidro do centro cultural tem uma qualidade translúcida que muda de tom, no qual aparece o branco, a luz do sol e um gris esverdeado quando o céu está nublado. Na noite, luminárias noturnas definem o perfil escultural do edifício.
Southend Pier é uma estrutura histórica estreitamente associada com a cidade e em especial à tipologia da linha costeira. O Centro Cultural traz uma nova vida ao passeio marítimo, e recupera o cais como atração principal da cidade tanto para os residentes como para os turistas.