O projeto de um cemitério está ligado às crenças e seus ritos funerários, que, por sua vez, dizem muito sobre as compreensões particulares da natureza e das relações sociais.
Este fato deveria estar claramente expresso no projeto para o novo cemitério para Muçulmanos em Voralberg.
Independente da orientação religiosa, tanto para a crença cristã quanto para a muçulmana o local de sepultamento é o primeiro jardim. Como o “Urgarten” real, este jardim é caracterizado pelo cultivo do solo e definido pela sua superfície.
Ao se criar um jardim, pela primeira vez uma porção de terra é limitada e claramente delineada em relação àquilo que é ainda selvagem.
O objetivo do projeto é uma definição muito aberta e clara do conceito global. Uma trama delicada de painéis de diversas alturas enquadra as sepulturas e a estrutura construída. A seqüência de sepulturas que segue a forma de “dedos” permite a implementação em estágios – as áreas de sepultamento se estendem pela paisagem intocada. Estas áreas de sepultamento são planas e delimitadas por muros baixos e por pequenos ambientes com bancos.
A gama de instalações necessárias se desenvolve para fora dos muros. O resultado é o uso total da área para esses campos de sepultamento.
Arquitetos: Bernardo Bader
Localização: Altach, Vorarlberg, Áustria
Ano Projeto: 2012
Área Projeto: 8.400 m²
Fotografias: Adolf Bereuter, Nikolaus Walter, Peter Allgäuer, Bernardo Bader