Os clientes são uma família (pai e filho) de psiquiatras e que comandam uma clínica de saúde mental em Minato, no centro de Tokyo, há 50 anos. Embora a clínica tenha uma longa história em seu antigo prédio, tornou-se necessária a sua relocação devido a um cronograma baseado em um plano urbano formulado após a derrota japonesa na Segunda Guerra.
De acordo com a mudança, a família decidiu comprar um antigo prédio, a cinco minutos de caminhada da antiga clínica, e construir um novo edifício no local a fim de reabrir a clínica ali. O início deste projeto foi o desmantelamento do velho edifício.
O edifício TSR é um prédio sustentável e não degradante. Existem vários conceitos básicos incoporados a este respeito. Reutilizar: nós reduzimos a emissão de CO2 do desmatamento ao usar estruturas de edifícios antigos. O desenho de antigos pilares e a desmontagem de estruturas reduziram significativamente as emissões.
Controle de calor: incluímos gás argônio internamente usando vidro de baixa emissividade. Além disso, o vidro recebeu uma impressão cerâmica, que reduziu o aquecimento solar interior e conservou a energia reforçada.
Sistema de ar-condicionado subterrâneo: adotamos um sistema de ar-condicionado nas áreas residenciais para que pudesse ser regulado em cada saída de ar. O ar-condicionado é minimizado pelo efeito de conservação de energia e o baixo custo de funcionamento.
Arranjo de ar-condicionado livre: o sistema subterrâneo de refrigeramento trabalha com uma unidade de ventilador de chão. O layout da unidade é facilmente alterado por ser móvel. Além disso, o espaço embaixo do piso pode ser usado para a disposição de dutos e não requer acabamento. Assim, fomos capazes de reduzir o custo da construção.
Adoção da estrutura PCaPC: a estrutura PCaPC é um método de construção para a montagem in loco de materiais que foram previamente produzidos em fábricas. O método reduz a distancia entre edifícios adjacentes e utiliza melhor o terreno. Além disso, o método aumenta a resistência estrutural e reduz o impacto ambiental, devido ao seu curto período de construção.
Vida longa: o sistema estrutural tem uma estrutura forte; substituição e manutenção regulares podem prolongar a força do quadro de estrutura. Portanto, esse tipo de construção é sustentável ao prolongar a vida dos edifícios.
Informação Complementar:
Projeto estrutural: Jo Ko, Yoichi Chiba
Desenho de Equipamentos: Kazuhiro Endo, Shou Takahashi, Naohisa Yamashita
Localização: Minatu-Ku Tóquio, Japão
Área projeto: 1805.56 m²
Ano projeto: 2008
Fotografias: Naoomi Kurozumi