A solução desenvolvida prende-se com a intenção de melhorar as condições de utilização funcional do apartamento em causa, mas também com a necessidade de melhorar a qualidade estética, dentro dos padrões de conforto que regem uma utilização mais contemporânea.
O apartamento existente, apresenta áreas capazes de validar com bastante razoabilidade as várias utilizações a que cada compartimento se propõe, muito embora possa dizer-se que, com um novo olhar sobre algumas utilizações e ligações funcionais, o apartamento ganhará uma dinâmica muito mais atractiva, uma vez que poderá evidenciar com maior naturalidade as relações físicas entre espaços até agora mais ou menos afastados, como a cozinha e a sala, nomeadamente a área de refeições.
Por outro lado, a eventual redefinição de alguns espaços poderá incutir uma maior racionalização e optimização, diminuindo espaços mortos e garantir, com uma mesma área, uma utilização plena em cada um dos compartimentos assim como anular uma certa desadequação programática.
As alterações propostas, são:
- 1. demolição de paredes interiores em alvenaria potenciando uma ligação mais ampla entre acesso, cozinha e sala e entre os espaços de quarto, vestiário e escritório
- 2. alteração de tetos incluindo redesenho de sancas de iluminação e integração de sistema de climatização
- 3. introdução de nova carpintaria com sistema de armários e painéis em madeira em substituição das anteriores divisórias
- 4. melhoramento da instalação sanitária e criação de nova instalação sanitária de apoio
- 5. inclusão de novos pavimentos e acabamentos, pinturas, equipamentos de cozinha, etc.
Este conjunto de medidas visa, como se referiu, acentuar o grau de conforto e validar com maior clareza, um conjunto de soluções que, não obstante permitirem uma utilização possível, não são ainda, como se procura, a solução desejável.