Oklahoma 93 é um projeto de habitação plurifamiliar que concretiza algumas de nossas experiências no âmbito docente, onde foram desenvolvidas tipologias alternativas da habitação urbana.
A intenção foi estudar o tema da casa contemporânea a partir das relações paisagem-cidade, público-privado, interior-exterior, em um projeto em que eficiência e rentabilidade eram as premissas solicitadas.
O resultado é um projeto com 12 habitações de 38, 65 e 80 m2, organizadas em três corpos e dois vazios. Duas estratégias definem o projeto: a mutabilidade do programa, através da qual as habitações são capazes de utilizar o espaço de diversas maneiras, conseguindo uma máxima eficiência em espaços reduzidos, e; a manipulação dos limites físicos e simbólicos, resultando em relações mais complexas e mais enriquecedoras entre a habitação, os vazios, as áreas comuns e a cidade.
Estes limites algumas vezes de desvanecem para vincular uma cozinha com um teto jardim, ou um corredor com um jardim vertical, e alguns outros se dilatam para a criação de fachadas duplas, protetoras da incidência solar, e ao mesmo tempo, habitáveis como terraços. Num ponto de vista próximo a paisagem criada aparece, à distância, está a cidade.
Informação Complementar:
- Consultores: Proyecto Estructural, Cafel Ingeniería
- Construção: Martín Glender D.