Como no projeto precedente de Winnebach, a central elétrica da Hidrelétrica de Punibach localiza-se em um entorno delicado e acidentado e o escritório monovolume architecture+design foi chamado por SEL AG (Südtiroler Elektrizitäts-Aktiengesellschaft) para desenvolver uma integração arquitetônica entre forma, função e ambiente. Um projeto de engenharia já definido foi fornecida por SEL AG e cuidadosamente adaptado para atender às necessidades estéticas e arquitetônicas em estreita coordenação com os engenheiros especializados.
Desta vez, o objetivo era integrar harmoniosamente o volume bastante volumoso em uma paisagem montanhosa suave. Foi concebida, então, quase como uma fratura linear no gramado, perfeitamente assimilado pelo ambiente, mas sem esconder sua natureza. Harmonicamente integrada com o entorno, o projeto, de repente, rompe sua entrada e revela as máquinas no seu interior, as quais transformam a força da natureza em energia elétrica.
Como solicitado pelo cliente, isto foi conseguido com simples arranjos arquitetônicos. A posição pré-definida do gasoduto, do Y-pipe, turbinas hidráulicas, dutos de retorno, assim como outros componentes técnicos não foram alterados.
A laje de concreto separa a paisagem montanhosa suave e a estrutura pura da edificação, construída com materiais naturais, com tons terrosos. À noite, a aparência muda radicalmente. Enquanto a paisagem desaparece na escuridão, a central elétrica brilha através da fachada lamelar e apresenta-se como um marco sobre a estrada.