O Centro de Alto Rendimento do Jamor, para atletas profissionais, foi planejado segundo as diversas modalidades desportivas do atletismo, tendo ao centro as atividades de formação, seguindo altos níveis de conforto aos usuários.
O programa funcional inclui uma pista de velocidade, uma pista de salto em distância, uma para salto em altura, salto com vara, um campo de arremesso de peso e de disco, além de um ginásio para preparação física e um escritório para controle físico e apoio médico.
O edifício está implantado num terreno de 3.690m² na base de uma encosta de 50 metros de altura, que, devido a sua origem geológica, obrigou que fosse feito um reforço no terreno que acabou afetando os acessos ao edifício e também o espaço disponível para a construção.
O aspecto formal e volumétrico do edifício se traduz em seu interior, resultando em três volumes: um longitudinal, com 10 metros de altura, aberto para a paisagem; outro com altura variável que abriga a pista de velocidade; e um terceiro, uma “caixa” que articula os demais e define o acesso.
O projeto resulta num diálogo de texturas e contraste de cores entre a opacidade e a transparência. Os materiais utilizados são o tijolo, que se associa ao solo argiloso, o concreto aparente, indicando a materialidade da estrutura, e o vidro, que garante transparência e permeabilidade ao edifício, assegurando a luz natural em seu interior.