A renovação desta antiga oficina de carpinteiro adjacente cumpre principalmente dois objetivos:
Aumentar a superfície que é necessária para as atividades profissionais, mantendo as especificidades arquitetônicas do edifício existente e seu contexto urbano.
Sendo um projeto exemplar para o nosso conhecimento na área de edifícios com baixo consumo de energia que apresenta uma pegada ecológica reduzida.
No piso térreo, as mesas são organizadas em um “espaço aberto”, os espaços de trabalho de cada setor de atividade são definidos por unidades de armazenamento num gabinete de baixa altura. O primeiro andar é previsto para o relaxamento (pequena sala de estar, cozinha) e na produção de modelos. A conexão espacial entre a antiga oficina renovada do carpinteiro e a de que o piso térreo é ocupado por Artau, bem como, é realizada uma peça nova, totalmente construída com vidraças. Esta nova área hospeda um espaço de trabalho adaptável, que pode ser usado como um escritório e sala de reuniões, ao mesmo tempo.
Técnicas aplicadas
Isolamento térmico das paredes: espuma resol (8CM) + paredes pré-fabricadas feitas de cimento madeira (30cm);
Isolamento térmico de coberturas: celulose insuflada (24cm) ;
Isolamento acústico de coberturas: Painéis semirrígidos de celulose (6cm);
Isolamento térmico do piso: celulose (24cm);
Isolamento acústico do piso: espuma resol (6cm);
Triplos quadros de vidros;
Ventilação mecânica controlada com recuperação de calor de 90%;
Técnica incluindo uma cremalheira da bomba de calor para ar/água, que alimenta o convector de calor, o qual está integrado, no teto falso;
Graças a estas diferentes técnicas utilizadas, a quantidade de calor para a produção, a fim de chegar a um conforto térmico eficiente é de 20 kW/m2/ano.
Arquitetos: Artau Architecture
Localização: Malmedy, Bélgica
Ano do Projeto: 2010
Área de Projeto: 160 m²
Fotografias: Cortesia de Artau Architecture