Molhes do Douro / Carlos Prata Arquitecto

© João Ferrand

Em grande escala, a intervenção consiste em ganhar um novo espaço para o mar. As condições naturais do lugar e de sua trama urbana determinam todo o desenho do projeto.

© João Ferrand
© João Ferrand

A oportunidade de organizar este espaço público surge da necessidade de assegurar as condições de segurança de navegação na entrada do rio Douro. Nosso objetivo era buscar o melhor compromisso entre as estruturas de concreto necessárias e as paisagens naturais e as urbanas.

© João Ferrand

Tradicionalmente, este seria um projeto de engenharia marinha, realizado e estudado desde uma perspectiva muito especializada, nunca com um sentido urbano tal como neste caso. Portanto, este é um projeto extraordinário e singular, onde os problemas de proteção e navegação costeira são vistos de uma perspectiva global e multidisciplinar.

© João Ferrand

O projeto estende-se mais de 600 metros no mar. Ao longo de seu comprimento, acontecem eventos variados. Estas situações marcam um longo corredor, enriquecendo e qualificando seu caráter público, melhorando a experiência dos novos pontos de vista que se abrem sobre a costa e a cidade.

© João Ferrand

Abaixo desta rota superior, sem um impacto visual, também se projetou um espaço público previsto para funcionar como um restaurante e uma galeria interior que dá acesso ao farol em dias de tempestades.

© João Ferrand

A melhor maneira de entender a importância de um espaço público é comprovando sua eficácia para promover a “saúde” e a vida urbana de qualidade, assim como dando atenção à avaliação crítica de seus usuários.

© João Ferrand

Os usuários públicos desfrutam deste novo espaço da maneira esperada, e também reinventando novas formas de utilizá-lo. Trata-se de um espaço vivo que se transformou em um marco da cidade.

© João Ferrand

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Carlos Prata Arquitecto
  • Ano: 2005
  • Área construída: 9000 m²
  • Endereço: Foz do Douro - Passeio Alegre Porto Portugal
  • Tipo de projeto: Infraestrutura
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Foz do Douro - Passeio Alegre, Porto, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos responsáveis: Carlos Prata, Silveira Ramos
  2. Colaboradores: Rodrigo Coelho, Filipa Pinto Basto, Carlos Sousa Pereira

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Molhes do Douro / Carlos Prata Arquitecto" 15 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-75903/molhes-do-douro-carlos-prata-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.