Pensamos que como o que acontece em um aeroporto ou uma estação de trem, muitas vezes o primeiro contato e impressão que tem o visitante de uma cidade acontece no estacionamento aonde chega seu carro. Assim, buscou-se criar uma atmosfera de espaço público, ao invés de um espaço infraestrutural. Não queríamos aceitar que um estacionamento deveria ser escuro, cinza e sujo em um ano de uso. Por outro lado, o cliente definiu alguns parâmetros bastante estritos de custo e de manutenção mensal, e consequentemente, uma elevada durabilidade dos materiais.
Realizado com um investimento 100% privado, o projeto tem sua origem em um concurso público de concessão do solo. Com 5 pisos subsolo, 320 metros de comprimento e uma área construída de 30.500 m2, a obra foi executada em uma prazo efetivo de 18 meses mediante um sistema de construção em mina. Depois de construir os muros, pilares pré-fabricados e o primeiro forjado, o resto foi escavado em túnel, limitando o incômodo aos vizinhos e multiplicado os níveis de segurança.
A luz como material essencial. Considerando a potente e escultural textura dos muros, optamos por não cobri-los com qualquer revestimento, mas sim banhá-las de luz colorida de baixo consumo, o que confere um aspecto insólito ao espaço. Ao invés de esconder, dar valor. Esta decisão não só ajuda de forma determinante na orientação do usuário, como também evita materiais de revestimento, como a pintura, de um mau envelhecimento dada a grande quantidade de sujeira que trazem os escapamentos dos veículos.
Orientação. Além da diferenciação dos níveis por cores verde e azul, as cabines de controle estão revestidas de vidro iluminado em vermelho. São localizadas facilmente desde qualquer lugar do pavimento, mesmo que estejam distantes.
Durabilidade e pequena manutenção. Todos os espaços de circulação de pedestres são acabados em pastilhas redondas brancas com rejunte preto, material duro e lavável com uma junta que a fumaça não estraga nem suja. Pela mesma razão, os pisos são todos cerâmicos ou de resina. Os volumes das salas de instalações, bombas, etc., estão agrupados às saídas do andar e são pintados de preto, rotulando-se sobre eles as saídas.
Diversão! Os sanitários são identificados com uma pictografia que gera um espaço mais humano. Dentro deles, os sussurros de misteriosos personagens recebem o usuário e o ovacionam quando ele tenha terminado. Isso tudo forma parte do cenário do espaço público.