O Centro de Artes Performáticas “KILDEN” abrigará três organizações: a ‘Agder Theater’, a ‘Kristiansand Philharmonic’ e a ‘Opera South’. As quatro salas de apresentações estão alinhadas no meio do edifício, deixando os espaços de produção para o lado leste e o público para oeste. Na extremidade oeste, voltando-se para a água, uma grande cobertura em balanço cobre tanto o espaço público externo quanto o foyer que dá acesso às apresentações. A fachada voltada para a orla, revestida com carvalho local, segue a forma definida pelos saguões e cria uma superfície que separa o mundo real do mundo ilusório.
Identidade Urbana
O edifício terá um enorme impacto na identidade cultural da cidade de Kristiansand e de toda a região. A expressividade arquitetônica deve ser única e instantaneamente reconhecível. Existe uma grande demanda por um edifício cultural que seja um verdadeiro marco na paisagem. Freqüentemente, em edifícios de teatros, a torre revela as funções e age também como marco.
Neste projeto o papel da torre foi tomado pelo silo. O conceito central do projeto do teatro de sala de concertos é formado por uma série de espaços de apresentações, que foram moldados para agir como um signo na paisagem urbana. Esta superfície ondulada e unificada forma um lobby e um foyer dramáticos entre as salas de espetáculos e a orla. A relação entre o edifício e o canal é marcada por muita tensão e drama.
Expressão Arquitetônica
A ondulante fachada principal age como uma superfície que separa a realidade da fantasia. Esta linha é cruzada quando se adentra no hall a partir do foyer. As outras fachadas consistem em superfícies verticais dobradas, dando ao edifício uma forma sutil e elegante, reforçando a importância da parede do foyer como a forma mais significativa do edifício. O público é instintivamente levado através do foyer.
O edifício pretende agradar o público, ser popular e compreensível para todos. O foyer foi construído com madeira do local, sobretudo carvalho. O edifício cria espaços elegantes para o público e para os espetáculos e áreas de serviço funcionais. Tudo combinado na forma de uma máquina elegante – o edifício como um instrumento.
Conceito Funcional
A aparência exterior marcante do projeto é a primeira característica que o visitante experimenta. Ela é, no entanto, o resultado de um minucioso processo analítico de projeto. O principal conceito funcional constitui-se em organizar todos os serviços ao longo de uma estreita rua interna, por onde passam as entregas de materiais e instrumentos. As salas de apresentações estão dispostas do outro lado desta rua.
A ordem dos auditórios é determinada pela relação com as áreas de serviços, pela relação com o exterior e pela relação entre os próprios auditórios. A principal sala de apresentações tem seu palco abrindo diretamente para os serviços do edifício. Isto está localizado na porção sul do edifício, facilitando a entrada e saída de materiais.
A sala polivalente e a sala para apresentações duplas estão ambas localizadas nas laterais do palco principal, facilitando o acesso às áreas de serviço. A sala de concertos está localizada na extremidade norte da rua interna. O acesso aos auditórios cria um início memorável para a parede curva do foyer. A área de serviços de apoio se reduz quando se aproxima da sala de concertos, permitindo que o volume tenha um canto chanfrado na parte mais estreita do terreno.
Quatro Zonas
O edifício é composto por quatro zonas paralelas. A zona pública do foyer é a área mais expressiva, um espaço de improvisação. Lugar de encontro do público. Exibições e performances temporárias são, ali, apresentadas. Festas e congressos são realizados. A zona do foyer induz o movimento das pessoas – o público pode, facilmente, encontrar seu caminho em direção aos diferentes auditórios e áreas de serviço.
Os auditórios formam a segunda zona, entre o foyer e a rua de produção. Eles foram concebidos individualmente, como instrumentos específicos para produção e performance musical e teatral. A expressividade arquitetônica das salas é formal e precisa, são unidades com múltiplos usos e elevado nível de funcionalidade técnica.
A rua de produção é a terceira zona funcional. Ela tem seis metros de largura e portas altas em ambas as extremidades. A rua garante grande flexibilidade entre os auditórios e os serviços. Esta rua também atua como um espaço extra de produção e montagem, bem como lugar para armazenagem temporária.
A quarta zona consiste nas oficinas de produção, unidades de armazenagem e áreas de trabalho para os funcionários. Esta zona se abre tanto para a rua de produção quanto para os corredores diretamente acima, assim como para o exterior através de janelas na fachada leste.
Sustentabilidade
Edifícios públicos são parte integral de um ambiente socialmente sustentável. Os materiais são se fontes locais. Kristiansand foi construída através da exportação de carvalho para a Europa no século XVI: a fachada principal ondulante do Kilden é construída de carvalho completamente tratado em Kristiansand. As demais fachadas são de alumínio de uma fábrica do outro lado dos fiordes.
O concreto utilizado na obra é feito em uma fábrica localizada a 200 metros, na mesma orla. Companhias locais estão apoiando o projeto através de suas experiências, forças de trabalho e materiais. O edifício é aquecido e resfriado por sistemas públicos que cobrem toda a área central de Kristiansand. Kilden se tornará um verdadeiro hub social local.
Informação Complementar:
Em Colaboração Com: SMS Arkitekter AS / Kristiansand
Localização: Kristiansand, Noruega
Conclusão: Julho 2011
Cliente: Teatro e Sala de Concertos para Sørlandet IKS
Fotógrafo: Iwan Baan