Como parte do evento Métis-sur-Montréal, agora em seu quarto ano consecutivo, o Château Ramezay e os Jardins Reford apresentam a exposição Tisse Métis Égal criado pelo grupo PLUX.5. Esta imponente estrutura arquitetônica, situada no pedestal gramado em Place De La Dauversière, oferece uma perspectiva nova e surpreendente da paisagem urbana da cidade. Um olhar único da Velha Montreal!
Erguido no coração do centro histórico, esta instalação contemporânea atua como um filtro de cor viva que transforma a nossa percepção do ambiente circundante. Suas paredes perfuradas com uma dispersão de padrões triangulares- inteligentemente evocativos da tecelagem tradicional, particularmente a ornamentação da folha em forma de seta –estabelecem um paralelo com o passado marcante do Quebec.
No interior, os visitantes são imersos em um jogo de sombras e luz que forjam a sua compreensão do trabalho e seus elementos adjacentes. Tisse Métis Égal é uma homenagem à história do Quebec, oferecendo uma interpretação brilhante de suas tradições através de uma lente contemporânea.
A instalação foi criada para celebrar o 50 º aniversário da abertura ao público dos Jardins Reford e do aniversário de 150 anos da criação do Antiquário e Sociedade Numismática de Montréal (ANSM), o fundador do Château Ramezay – Sítio Histórico e Museu de Montréal.
Tisse Métis Égal foi apresentado gratuitamente na Place De La Dauversière em Montreal até ao 13 de outubro de 2012.