A Fundação Sancho El Sabio, cuja origem remonta a 1964, é o principal centro de documentação e investigação da cultura e da histórica basca. A proposta surge da recuperação de um antigo cemitério, a partir do qual se desenvolve o restante da edificação.
Como o programa contempla importantes espaços de armazenamento, decidiu-se localizar a totalidade dos armazéns e suas zonas de trabalhos no porão e utilizar o antigo cemitério como lobby, salas de reunião, direção e circulação.
A idéia principal é preservar o antigo edifício dentro de uma construção envidraçada, que permita, por sua vez, a entrada de luz natural do porão.
Para isso, foi feito um anel perimetral ao cemitério e a partir disso foi projetada a fachada envidraçada do novo edifício. O porão se desenvolve no anel externo envolta do cemitério, onde são dispostos os diferentes armazéns e salas de trabalho.
A proposta contempla a convivência de ambos os edifícios. A iluminação noturna permitirá a compreensão total da proposta ao manifestar a antiga edificação envolta da pele do edifício.
Sancho el Sabio Foundation from roberto ercilla on Vimeo.
Informação Complementar:
- Empresa Construtora: Zikotz, Alcotán (Fachadas)
- Cliente: Caja Vital Kutxa
- Orçamento: 3.887.544 €
- Fotografias: César San Millan, Quintas