A exposição “Futuro Presente” do fotógrafo Paul Clemence, acontece na COD – Creative Original Design, instalada num prédio de Paulo Mendes da Rocha, com imagens de projetos de cinco arquitetos contemporâneos que marcam o cenário mundial.
A ousadia, formal e conceitual, é o denominador comum desses projetos, tais como o Guggenheim Bilbao, projeto iconoclasta de Frank Gehry, a curva sensual do Hotel Unique, de Ruy Ohtake, a fachada tubular de Renzo Piano para a torre do New York Times e a criatividade dos arquitetos Herzog & de Meuron eJuergen Mayer. Através de ângulos originais, com atenção especial para espaço e textura, as imagens expressam o conceito arrojado desses designers visionários, que com seus prédios transpõem para o hoje o nosso mundo de amanhã.
Além disso, devido ao 5º ano da BOOMSPDESIGN, o fotógrafo homenageia São Paulo com fotos da cidade. Todas as obras estarão à venda.
A exposição acontecerá até o dia 15 de Novembro no edifício da COD (Av. Cidade Jardim, 924. São Paulo – SP) e a entrada é franca.
Por Paul Clemence
Espaço, luz, estrutura, forma, textura. A interação desses elementos são a base do meu trabalho, um esforço conjunto entre a fotografia e a arquitetura.
A forma construída é material com o qual a câmera interage, explorando todas as possibilidades até o ponto em que o edifício já não é apenas um edifício, mas, perde seu caráter como objeto, tornando fotografia. Esta fotografia terá seu próprio conjunto de valores, mas estes derivam diretamente da experiência do edifício, criando um equilíbrio único e original.
Através deste processo, as minhas fotos buscam capturar a melhor expressão do gesto criativo do arquiteto para um certo refinamento de observação que finalmente termina examinando e reforçando o mistério e a beleza desses prédios com qual nos relacionamos diariamente e que compõem a paisagem urbana em que vivemos.
Os projetos aqui retratados são exemplos de cinco arquitetos contemporâneos que estão levando o design a novos níveis de imaginação e criatividade, e que estão deixando hoje visões de nossas futuras cidades.
O ensaio “São Paulo” é uma homenagem a essa cidade megalópole de difícil definição, mas que, se prestarmos atenção, é cheia de momentos de pura poesia.