A intenção deste projeto foi construir uma casa autossuficiente integrada na paisagem da ilha, localizada em um platô contínuo na sua topografia abrupta. A essência do projeto é uma parede de pedra de basalto que suporta, em direção ao sul, uma estrutura leve de compensado com paredes de aço galvanizado e vidro.
Cria assim uma área integrada ao exterior, espaço que domina a paisagem e é protegida do sol e ventos. Após a parede são locados os dormitórios, voltados ao norte, formados por pequenos cômodos com alta inércia térmica nas paredes.
Esta dualidade é expressa espacialmente, conceitualmente, nos materiais e na construção: a desmaterialização e a ausência de limites da sala de estar (relação espaço entre usuários e entre paisagem) contra a contenção austera interior para áreas privadas de dormitórios.
A casa também tem o objetivo de reduzir seu impacto ecológico através do uso de materiais e sistemas construtivos locais, utilizando materiais da região (parede de basalto, revestimento de pedras vulcânicas, etc…), com certificações ambientais, especialmente as madeiras, e sem elementos prejudiciais (compostos de PVC, tintas sintéticas com VOC, vernizes, entre outros).
A inclinação da estrutura do espaço social é determinada pela radiação solar e integra painéis fotovoltaicos e de aquecimento de água, para buscar, como produto final, uma residência com zero emissão de CO2.
- Orçamento: € 108.182,18