Este é um projeto construído na cidade de La Laguna (Tenerife), pensado para formar um espaço que estimula a reflexão, um espaço de meditação, um lugar místico, um ponto de encontro de diferentes culturas. Um lugar onde uma pessoa de qualquer raça, origem ou crença, pode encontrar-se no templo, ou juntar-se com os outros no centro cultural.
O projeto é um grande pedaço de concreto que é divido em quatro volumes, separados um do outro, resultado dos cortes feitos na peça e o movimento relativo de cada peça independentemente. A luz entra através destes cortes, cobrando um significado especial, pensado desde a racionalidade e dotado de uma profunda raiz teológica.
O prédio é austero, sem distrações de elementos supérfluos que o distanciariam de sua essência espiritual. O vazio foi esculpido na mesma medida que a matéria, conseguindo proporções equilibradas do projeto.
Aproveitando as propriedades do concreto, e apoiando-se em sua natureza isotrópica, otimiza-se a eficiência energética, graças à inercia térmica das paredes. Por isso, é realizado um estudo de investigação acústica que, graças à combinação do concreto com seus agregados, revela uma superfície áspera com um grau de absorção do som claramente superior ao concreto convencional. Exterior, interior, estrutura, forma, material e textura estão intimamente ligados através de um complexo estudo do concreto.
A contundência volumétrica do edifício e o emprego dos materiais essenciais, o concreto como pedra liquida e as cascatas de luz, além da possibilidade de uma construção por fases correspondentes aos quatros módulos, permite a criação do templo com uma otimização dos recursos econômicos. Criando um lugar de emoção atemporal.
Arquitetos: Menis Arquitectos
Arquiteto: Fernando Menis
Localização: Las Chumberas. San Cristóbal de la Laguna. Tenerife
Ano Projeto: 2004
Fotografias: Simona Rota e Cortesia de Menis Arqruitectos
Área Projeto: 1,050 m²
Área do Terreno: 550 m²