O SERES ou Seminário Regional de Ensino busca proporcionar o aprendizado diferencial, esclarecendo ao estudante as relações entre o que ele vê em sala de aula, entre o sistema em que isto está inserido e sua profissionalização para o mercado de trabalho.
Com o intuito de debater sobre novas metodologias de ensino nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo, a edição de 2012 do SeRES será em Belo Horizonte e apresenta o seguinte tema: Aprender como despertar da criatividade.
O estudante se depara com a necessidade de mudanças no ensino, evidenciando a importância do incentivo à pesquisa e extensão, discutindo e apresentando formas de flexibilização da grade curricular, abrangendo as várias áreas de atuação do arquiteto urbanista, não apenas focando nos conteúdos edilícios.
Paralelamente às formas de desenvolvimento criativo no ensino é necessário discutirmos sobre o papel do professor na formação do aluno, pensando em maneiras de eliminar a hierarquia de conhecimento professor-aluno e tornar o aprendizado uma ação conjunta entre as partes, na qual o professor deixa de ser aquele que só repassa o saber, e passa a construir o conhecimento com os estudantes.
Acreditando na criatividade como principal incentivo e alvo para o desenvolvimento do conhecimento do estudante, o SeRES BH tem o objetivo de abranger todas as diferentes formas de despertá-la a partir da relação do aluno com a faculdade.
Para mais informações, acesse: http://www.
E para se inscrever: www.rgfenea.org