Uma família dominada pela presença masculina. Quatro filhos homens, mãe e pai. Este é o critério a partir do qual se desprende o programa da Casa HG.
Dos pontos mais interessantes do projeto, estão: copa, sala de estar, terraço e um quarto familiar, como uma expansão sem partições definitivas. Lateralmente, a cozinha, que é separada do conjunto anteriormente descrito pela escada de rampa unitária proveniente do subsolo, onde está a garagem.
Assim, quem ingressa a casa através da garagem chega ao mesmo ponto que aquele que o faz pela porta principal, e nas características qualitativas do mogno com vidro, chega até o pavimento superior. Ali, encontra-se um estúdio de dimensões generosas destinadas aos filhos, concedendo independência da atividade correspondente às áreas sociais da planta inferior.
Junto ao estúdio, há dois dormitórios para dois homens cada um, com banheiros e acesso a uma varanda que deverá ser o ponto de encontro entre os irmãos. No entanto, a orientação privilegiada é destinada ao dormitório principal, o qual se apodera da cabeceira da casa. Este se divide em: área de banho compartilhada e closets autônomos para cada pessoa do casal, reunidos por um pátio gerador de luz que aproveita da copa de uma árvore.
Volumetricamente, a casa possui um jogo de corpos que, em seu diálogo, produzem uma gama de sombreados harmoniosos durante o dia. A proposta em si, é baseada num nível intermediário com uma placa que sustenta o grande cubo que recorre lado a lado à volumetria e voa para o exterior, como um mirante protegido, por sua vez, por uma estrutura que torna o dormitório um observatório ao exterior.
Arquitetos: Agraz Arquitectos (Ricardo Agraz)
Colaboradores: Brenda Barrón, Juan Antonio Jaime, Ian Beckman, Alejandro Saldaña, Sara Tamez
Informação Complementar:
Construção: Salvador Aguirre
Iluminação: Construlita (Sergio Talancón)
Mármore: Rafael Vargas
Arte: Fernando Sandoval, Adrián Guerrero
Desenho Industrial: Cubo 3 (Héctor Navarro)
Localização: Zapopan, Jalisco, México
Ano do Projeto: 2008
Ano da Obra: 2009
Área do terreno: 434 m²
Área construída: 546 m²
Fotografia: Mito Covarrubias