O projeto se localiza no Novo Parque de Bombeiros e faz parte do “Nuevo Ensanche Verde De Gavá”, um modelo de crescimento que se caracteriza pelo respeito à configuração da paisagem atual e por seu valor ambiental. Situado na parte baixa do Parque Central de Caçagats e praticamente em contato com o Novo Parque de Calamot, este solar faz parte da “linha” de conexão biológica e paisagística entre o espaço agro florestal do Garraf e o Delta do Llobregat.
O projeto parte da inter-relação de quatro parâmetros principais: o lugar; o programa funcional; a acessibilidade de veículos; e a orientação do edifício.
Da reflexão conjunta destes quatro parâmetros surgem duas variáveis principais: por um lado a necessidade de acesso fácil ao solar a partir da rodovia; e por outro lado a intenção de integrar um edifício como este em uma paisagem natural praticamente virgem.
Neste sentido, pensou-se no próprio edifício como o gerador do contato pseudo-urbano com a via de acesso, buscando, desta maneira, atenuar a presença da grande “esplanada rígida” (espaço de práticas/manobras) que acompanha esta tipologia de edifícios.
Se somarmos a esta premissa que o solar é praticamente retangular com dois lados orientados para a montanha e outros dois lados voltados para a rodovia, resulta disso uma configuração tipológica em “L”, que acompanha a parte mais urbana do terreno, gerando, deste modo, um grande pátio interior orientado para Sudoeste.