Stockholm Waterfront fica ao lado da Estação Central de Estocolmo. O local tem a melhor exposição pública, em Estocolmo, com milhares de passageiros de trem passando por ali todos os dias – a sua posição na baía Riddarfjärden e sua proximidade com a cidade de Estocolmo Hall também o torna um local ideal.
O projeto consiste em três edifícios distintos, com um auditório voltado para concertos e congressos na parte inferior, mais próxima da água, um edifício de escritórios e um hotel de 400 quartos, diretamente ligado ao edifício do Congresso. No entanto, não foi possível acomodar a exigência de uma sala de congressos de 3.000 lugares e uma sala de jantar com 2.000 assentos, com a trama triangular proposta.
A solução dos arquitetos foi fundamental para o sucesso. A equação foi resolvida com móveis de assento de dupla utilização de espaço e uma grande parte do centro dos auditórios suspensa para além dos limites do terreno, como um dossel enorme sobre a entrada. Alterar o skyline de Estocolmo também necessitou a confiança do cliente e as autoridades.
A parte superior da sala de congressos também será espetacular – uma forma livre interagindo com o movimento dos viadutos e cais ao redor do edifício.
A parte superior dos assentos da assembleia acomoda 1.500 pessoas e permitem a conversão rápida em duas salas separadas. A parte inferior do salão pode adicionar um número semelhante de visitantes como um “cinema”. Alternativamente, os elementos inferiores de assentos podem simplesmente ser recolhidos para proporcionar espaço para 2.000 convidados durante os banquetes.