OMA foiescolhido, entre quatro concorrentes, para projetar a nova Escola de Engenharia e seu entorno na zona de pesquisa e inovação de Saclay, sudoeste de Paris.
Liderados por Blanchet Clément, diretor de projetos do OMA na França, o projeto premiado, com o conceito “cidade laboratório” contrasta com a linearidade típica do corredor do laboratório. O projeto propõe um nível baixo, um superbloco com telhado de vidro que contém uma malha aberta, onde várias atividades podem interagir e ser sobrepostas simultaneamente.
A modulação oferece a “liberdade de gerar uma nova tipologia para aprender, cultivar colaborações, enquanto mantém as condições estáveis da principal função pedagógica da escola de engenharia”.
Blanchet comentou: “O projeto integra urbanismo com a escola, suplantando a experiência homogênea do campus. É uma tentativa de definir a estética real da ciência.”
Uma rua principal rasga a malha, conectando-se com uma estação futura de metro para Paris, em uma extremidade e a Escola de Engenharia existente, Supelec, na outra. No centro do projeto, uma edificação sobe acima da grade, oferecendo um ponto focal de atividades para a escola.Esta plataforma acomoda um ginásio, centro de administração e salas de aula para os alunos do primeiro ano, com seu caminho sinuoso através e acima do campo. Esta “pilha” é concebida como uma máquina de formação de alunos a oferecer uma condição complementar aos espaços pequenos e intrincados no campo horizontal do “lab cidade”.
O projeto foi desenvolvido em colaboração com Bollinger e Grohman, Alto, DHV, DAL, e D’Ici Là. OMA atualmente trabalha em vários projetos na França, incluindo um plano director para 50.000 unidades habitacionais em Bordeaux, uma nova biblioteca em Caen, e um centro de convenções em Toulouse.
Cita: Eduardo Souza, Joanna Helm. "OMA vence concurso para nova Escola de Engenharia na França" 12 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-79884/oma-vence-concurso-para-nova-escola-de-engenharia-na-franca> ISSN 0719-8906