O projeto consiste de um refeitório e um espaço multiuso de 1.000 m2 para os funcionários da empresa.
Devido à disponibilidade de terrenos, o projeto foi situado em uma propriedade localizada em frente as áreas de trabalho da empresa.
Por uma questão de segurança e operacionalidade, não era possível que os 400 trabalhadores utilizassem o espaço de uso público simultaneamente, para posteriormente entrar no refeitório. Isso criou a necessidade de construir um elemento de conexão, que permitisse aos funcionários ingressar de um prédio a outro sem controle.
A partir da necessidade forçada de uma passarela, cuja estrutura metálica é capaz de economizar 30 metros de exposição a intempéries, decidimos integra-la ao projeto e que a estrutura deveria ser executada a partir de uma modulação repetida em três volumes proporcionalmente iguais.
A passarela, e sua repetição como claraboias criam um espaço interior sem colunas que pode ser de uso múltiplo. Esses volumes além de resolver a estrutura do edifício, atendem a iluminação natural e a ventilação que exige a planta de 30x30m. de profundidade.
Assim, através da repetição da modulação e do vazio entre esses volumes, se estabelece um sistema de relações que transforma a passarela em um elemento importante da obra.
Informação Complementar:
- Cálculos estruturais: ALPA / Alfonso Pacheco, Guillermo Donoso
- Administração e Gestão de Projetos de Construção: CPI Ltd.
- Construção: Construção Gresol
- Paisagismo: Francisca Pastor Mario Pérez de Arce
- Cliente: Iron Mountain Chile SA
- Projeto Ano: 2009
- Ano de Construção: 2010-2011
- Materiais predominantes:aço, concreto, revestimentos HunterDouglas